José Jacinto Júnior (1875-1967), um homem com um ideário político democrático, assente nas liberdades individuais e colectivas, numa ideia de progresso social de tipologia humanista. Fez parte do núcleo revolucionário de Guimarães, tendo estado estreitamente ligado à revolução de cinco de Outubro. Embora com uma formação académica muito elementar, não deixou de acariciar os livros como um instrumento vital de cultura, formando uma biblioteca com vários milhares de exemplares.
José Ribeiro de Freitas (1874-1940), nasceu em Fermentões, tornando-se professor da Escola Industrial Francisco da Holanda e um artista de renome. Foi vereador da Câmara Municipal de Guimarães. Enquanto artista deixou a sua marca em algumas obras do concelho.
José Fernandes Guimarães (1888-1948), vereador da Câmara Municipal de Guimarães, integrou o Centro Republicano. Fervoroso republicano e democrata, participou na industrialização do concelho de Guimarães.
Francisco da Silva Correia (1889-1982), irmão de José Fernandes Guimarães. Foi um lutador anti-fascista, animando algumas tertúlias vimaranenses com as suas ideias, cavadas num republicanismo de rosto humano, bem expresso na forma como procurou ajudar amigos e famílias republicanos, presos por motivos políticos. Era um profundo conhecedor da História da sua cidade.
Informação mais detalhado sobre estas personagens republicanas podem ser colhidas no título “Sobre a República em Guimarães” (1993), uma edição da C. M. de Guimarães.
Sem comentários:
Enviar um comentário