sábado, 2 de janeiro de 2010

O passado ... ilustrado pelo presente - A piscina

Desde os primódios da República, houve uma preocupação natural das entidades competentes de Caldas das Taipas em dotar a vila de um conjunto de equipamentos de lazer que permitisse uma maior qualidade de vida aos taipenses. Um desses equipamentos foi a piscina, uma das primeiras do Concelho de Guimarães.
A piscina foi construída em 1951. Segundo informação oral, inicialmente era para ser um tanque de rega para o parque fluvial. Com a iniciativa do então Presidente da Junta de Freguesia, José de Oliveira, esse projecto inicial foi "alargado" para piscina com o apoio da Junta de Turismo de Caldas das Taipas.
Com a extinção das Juntas de Turismo, este equipamento juntamente com o parque fluvial, courts de ténis e parque de campismo foram absorvidos pela Cooperativa Taipas-Turitermas em 1986. Esta cooperativa ainda hoje gere a piscina. Uma das fotos está datada de 1976, referindo-se à construção da piscina das crianças. As restantes serão das décadas de 50 e 60. Na década de 50, na esplanada de festas da piscinas realizavam-se várias arraiais minhotos que revertiam para o Turismo Hóquei Clube. Com a criação do campo de campismo na década de 60, os turistas tinham acesso gratuito à piscina.



Sem comentários:

Enviar um comentário