terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vivências literárias

No âmbito do seu programa para a comemoração do Centenário da República, o Agrupamento de Escolas das Taipas, em parceria com a Biblioteca Escolar e com o Plano Nacional de Leitura, colocou à disposição dos alunos e dos docentes algumas obras para leitura e exploração em contexto de sala de aula, abrangendo todos os ciclos de estudo. A leitura reflexiva representa uma das boas vias para entender a realidade assumindo, de igual modo, uma importância vital como estratégia de melhoria do processo ensino–aprendizagem ao contribuir para o desenvolvimento, nas crianças e jovens, de capacidades de análise crítica e de síntese. Para viver com autonomia, com plena consciência de si próprio e dos outros, para poder tomar decisões face à complexidade do mundo actual, para exercer uma cidadania activa, é indispensável dominar a leitura. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, na expressão, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, é encarada como uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir para poderem aprender, trabalhar e realizar-se no mundo contemporâneo (In portal do Plano Nacional de Leitura).
A escolha deste tipo de literatura fundamentou-se na percepção de que a leitura deve assumir-se como factor de desenvolvimento individual e de progresso nacional, sendo indispensável uma prática constante. A conjugação do verbo ler não pode ser feita no imperativo, sob pena de não se induzirem hábitos de leitura que impliquem deleite e grande satisfação nos potenciais leitores. Aproveitando a comemoração do Centenário da República, foi solicitado à Biblioteca Escolar a aquisição de um conjunto de exemplares relacionados com a temática da República, ajustados às idades dos alunos, propiciando, desta forma, a aquisição de competências de leitura e, fundamentalmente, competências ao nível da comunicação e da compreensão históricas.


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